Lendo o livro “O Senhor da Dança”, a autobiografia de um lama tibetano ~ além de me emocionar de coração e aprender mais ainda ~ não pude deixar de perceber a recorrência da bebida po cha em várias situações da vida de Chagdud Tulku Rinpoche. Ele bebeu muito, mas muito, po cha, de forma que chegou a registrar isso inúmeras vezes em suas memórias.

De alguma forma, a bebida me fez lembrar do bulletproof coffee, uma outra bebida que virou moda entre dietas ocidentais e que, inclusive, eu tomo de tempos em tempos. Curiosa, fiz minha psquisa: po cha se trata de literalmente chá com manteiga, feito especificamente chá preto, manteiga de iaque (uma animal típico da região do Tibet) e pitadas de sal, batidas num mixer. Faz parte da cultura tibetana há séculos, e quem assistiu Sete Anos no Tibete pode lembrar da cena que o personagem de Brad Pitt é convidado a tomar chá com seus amigos antes de voltar para a Áustria.
E não é que o inventor do bulletproof coffee teve a ideia de sua receita numa de suas viagens ao Tibet? Agora o ocidente também tem seu chá com manteiga, que, no caso, não é chá, é café, orgânico, com manteiga, de vacas felizes, e outro óleo especial, chamado MCT ~ que parece ter no óleo de coco extravirgem. A ideia do inventor passou por vários testes científicos e tem um monte de blá blá blá sobre os efeitos positivos de tomar ~ somente ~ isso no café da manhã, por isso sua tradução é “café a prova de balas”.
Esse post não tem o objetivo de idolatrar o “café com manteiga”, mas para percebermos como as comidas do mundo são adaptadas para seus contextos e como as culturas ancestrais podem ensinar receitas incrivelmente benéficas para o corpo, a mente e o espírito. Eu também não sei se esse “café a prova de balas” é realmente maravilhoso como diz ser, até porque parece existir ~ concordam? ~ uma enorme diferença de território, clima e cultura entre um chá com manteiga de um povo religioso que faz zilhões de jejuns (tibetanos) para um povo materialista que inventou fast food (nós).
Mas, caso alguém queira experimentar, seguem algumas receitas:
Bulletproof Original
- 200 ml café orgânico coado (orgânico porque não tem toxinas lindos)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou manteiga Ghee (de vacas felizes)
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem orgânico (sem toxinas, a produção de coco tem muito veneno)
☕ Bater tudo num mixer ou liquidificador.

Bulletproof Vegano
- 200 ml café orgânico coado (orgânico porque não tem toxinas lindos)
- 1 colher (sopa) de manteiga de castanhas
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem orgânico (sem toxinas, a produção de coco tem muito veneno)
☕ Bater tudo num mixer ou liquidificador.

*Eu faço de vez em quando o vegano, especialmente quando quero fazer um jejum. E substituo a manteiga de castanhas por leite vegetal bem denso. Alguém mais toma esse tipo de bebida? Já fizeram com chá preto?
Beijos,
Júlia
Leave a Reply