Eu demorei pra descobrir minha inspiração preferida de decoração. Percebi que saber isso facilitava minhas buscas. Depois de vários quiz superficiais e fuçadas em sites de tendências, lá estava ele, o estilo Boho, que eu sempre tive dentro de mim e nunca soube expressar numa palavra chic sofisticada trend como essa.
O que é “Boho”?
Boho é o diminutivo de “bohemian” (boêmio em português) uma expressão característica do estilo de vida dos espíritos livres dos anos de 1960 e 1970. Espíritos livres? aqui estou. Um pouco mais de pesquisa, e voilá, o estilo “bohemian”, na verdade, tem mais de 200 anos, porque talvez os espíritos livres também tenham. Depois da Revolução Francesa, os artistas europeus começaram a peregrinar por aí vendendo suas artes (seriam os primórdios dos hippies?) e, com o movimento do Romantismo um século depois, essa ideia de viver artisticamente, romanticamente, pegou entre os grupos dos inconformados com o sistema. Só que os artistas, intelectuais e diferentões, eram confundidos, muitas vezes, com os gypsies (ciganos), que tinham suas origens na Europa Oriental, numa região chamada – adivinhem – “Bohemia”. Os ciganos, por sua vez, tem matrizes egípcias e indianas e, ao longo dos séculos, inspiraram seu estilo “fashion” em roupas orientais. Por isso, a aproximação entre os novos Bohos, os ciganos, os futuros beatniks e hippies dos anos de 1960.

Painting by Nicolai Yaroshenko 1886; wikimedia commons; Public Domain
Ok, profundo. Agora, hoje, Boho é uma mistura de muitas coisas que sem dúvida caíram no gosto do mercado massificado que os bohos “originais” possivelmente eram contra. Existe “roupas Boho”, “decoração Boho”, “acessórios Boho” e lá vai.
10 Ideias Boho para transformar seu ambiente

Eu gosto da decoração Boho porque ela é simples, bela, barata, confortável e aconchegante. A ideia é que não precisa de itens caros (chics reais) para ser bonito, harmônico, estiloso. Inclusive, o Boho raiz reforma coisas antigas em objetos maravilhosos que tornam a casa artesanal, autêntica, livre. Além do que, o Boho tem vários elementos mágicos, místicos, natureza, porque suas matrizes são indianas e artísticas, como falei acima.
Que tal transformar seu quarto, sala, banheiro, num ambiente Boho? Escolhi algumas ideias que já comecei a colocar em prática aqui em casa. Espero que vocês se inspirem também 😉
1. Cactus e Suculentas
A forma mais simples de começar uma decoração Boho é com plantinhas dentro de casa, visto a relação deste estilo com os elementos da natureza. Os cactus e as suculentas são a melhor opção porque não precisam de tanta luminosidade e cuidados. Além disso, você pode plantar eles em xícaras e recipientes inusitados, para dar um toque artesanal.

2. Terrários
Os terrários também entram na categoria plantas dentro de casa, mas mais elaborados, pois são pequenos sistemas de vida que podem estar em recipientes “fechados” ou abertos. Existem prontos para comprar mas também são pequenos jardins mágicos que você pode fazer em casa, no estilo faça fácil.


3. Macramês para pendurar as plantinhas
Estes macramês são lindos e podem ser feitos de tecido ou crochê para pendurar vasos de plantas, terrários ou cactus. Vasos de vidros, redondos ou quadrados, ficam um charme. Já encontrei por aí para vender pronto, mas existem alguns “faça você mesmo” também.

4. Almofadas
Almofadas no chão, no sofá, na cama, em poltronas, elas dão um estilo confortável para o ambiente e são super versáteis. No estilo boho, as almofadas são coloridas, sem combinar muito entre si, ou com estampas diferentonas.
5. Móveis Coloridos
Sabe aquele móvel velho e sem graça? Que tal pintar ele com uma cor vibrante? A mistura de cores é característica Boho. Você pode reformar vários móveis, prateleiras e inclusive pintar uma cadeira de cada cor, por exemplo, de uma forma inusitada. Vale também trocar o puxador dos móveis por puxadores divertidos, aplicar tecidos nas gavetas de cômodas e armários e reformar banquinhos com estampas coloridas.
6. Tapetes e Mantas
Outro elemento de aconchego são os tapetes ou mantas de tecido estiradas em vários cantos da casa. Dá pra usar até aquelas tapeçarias antigas, da vó, da tia, que ficaram guardadas um tempão, ou talvez tapetes que imitam pele de animais, depende do seu gosto. As mantas podem ser jogadas em cima da cama, do sofá, onde tiver um espacinho!
7. Cristais
Sim! Os cristais são uma ótima peça de decoração e ainda tem seus potenciais energéticos para harmonizar o ambiente. Bem Boho. Lembre-se de “limpar” o cristal, mesmo como objeto de decoração (expliquei sobre isso aqui). Dá pra fazer pequenos ecossistemas em cristais também, como um terrário.
8. Luzes e Luminárias
Seja uma luminária de pedra de sal do himalaia altamente sofisticada, ou luzinhas de natal dentro de um recipiente de vidro no estilo faça você mesmo, a iluminação dá um toque mágico e aconchegante para o ambiente Boho. Duas formas simples de você trazer esse elemento para dentro do seu ambiente é pendurando luzes de natal de led de uma forma harmônica na parede ou pendurar um bocal de uma lâmpada grande e redonda ao lado da cama.
9. Nichos em formatos geométricos
Para organizar as coisas ou colocar objetos como folhas secas, pedaços de madeira e cristais, os quais podem virar decoração energética, nichos em formatos geométricos combinam muito com o estilo Boho!
10. Coisas que viram móveis
Para fechar o estilo reforma, várias coisas podem virar móveis! Malas se tornam comodas ou pufes, pedaços de madeira velhos se tornam suporte para luminárias, banquetas se tornam mesas, livros se tornam decoração, entre outros. A ideia é reutilizar e reaproveitar o que você tem jogado por aí, dando um toque criativo e aconchegante.
Para mais ideias Boho, veja minha pasta no Pinterest.
Sites Consultados:
Leave a Reply