Uma forma que eu tenho me guiado com os cristais é relacionando suas cores com os chakras. Como eu sei o que cada chakra trabalha, eu acabo associando aquele cristal à esse centro energético. Tudo isso faço com base em estudos, especialmente da Judy Hall, que é tipo a maga dos cristais do mundo, e também de outros autores contemporâneos.
O que são chakras?
Resumidamente, são pontos sutis de energia vital do nosso corpo. Eram usados – e ainda são – em muitas medicinas ancestrais e filosofias, como a indiana, taoísta e a budista. Diversas terapias mais contemporâneas utilizam também a estrutura dos chakras, como o Reiki.
Os chakras e suas relações
Chakra Básico
Cor: vermelho/vermelho escuro * Localização: base da espinha
Relações: É o centro energético dos nossos instintos básicos e se relaciona as nossas necessidades de segurança, dinheiro, aterramento e apego. Em equilíbrio, provoca a estabilidade material e segurança. Em desequilíbrio, o apego e a possessão.
Cristais: quartzo fumê, obsidiana, ônix, turmalina negra
Chakra Sacral
Cor: Laranja * Localização: órgãos sexuais
Relações: É o centro energético do fluxo sexual, do prazer, da paixão e onde nos conectamos com as nossas mães. Equilibrado, permite que nos sintamos bem e confortáveis no nosso próprio corpo. Em desequilíbrio, provoca bloqueios sexuais e desconexão com o nosso corpo.
Cristais: bronzita, cornalina, jaspe, ágata musgo
Chakra Plexo Solar
Cor: Amarelo * Localização: logo acima do abdômen, no centro
Relações: É o centro energético da confiança, autonomia, controle e independência. Equilibrado, permite que sejamos confiantes sem sermos extravagantes, impondo limites saudáveis. Desequilibrado, provoca agressividade, paralisia, insegurança ou indecisão e ainda tomarmos as questões dos outros como nossas, absorver as emoções ao nosso entorno, sem limites.
Cristais: citrino, pirita, jade, topázio,
Chakra do Coração
Cor: Verde / Rosa * Localização: centro do coração
Relações: É o centro energético da generosidade, da compaixão, do amor, comunicação e paz. Equilibrado, permite que comuniquemos com o coração e vejamos nossa vida com generosidade. Desequilibrado, intensifica a vulnerabilidade, a desconfiança, amargura e situações emocionais bloqueadas.
Cristais: quartzo rosa, amazonita, esmeralda, opala
Chakra da Garganta
Cor: Azul * Localização: Garganta
Relações: É o centro energético da comunicação e da nossa voz interior. Em equilíbrio, permite que falamos o que desejamos para o mundo, com a integridade da nossa essência. Em desequilíbrio, acaba nos fazendo guardar o que queremos dizer, se se torna nossa polícia interna, sempre fazendo “blitz”, proibindo e censurando a expressão do que nossa alma quer dizer.
Cristais: água-marinha, turquoise, ágata azul, quartzo azul, aragonita, lapis lazuli
Chakra Terceiro Olho
Cor: Roxo / Azul Escuro * Localização: entre as sobrancelhas
Relações: É o centro energético da nossa intuição. Equilibrado, permite que percebamos a vida além do ordinário, de outras perspectivas, além de proporcionar clareza de pensamento. Desequilibrado, pode causar confusão, preocupação e paranóias.
Cristais: olho de tigre, ametista, safira, lapis lazuli, turquoise
Chakra da Coroa
Cor: Branco / Violeta * Localização: no topo da cabeça
Relações: É o centro energético do nosso espírito e alma. Em equilíbrio, permite que todos os outros chakras funcionem bem (é por isso que alinhando a coluna podemos nos sentir mais fortes em todos os sentidos) e possibilita que sintamos uma conexão maior com o universo. Em desequilíbrio, pode provocar alienação, solidão e vitimizações, ou ainda, pode nos deixar muito “espirituais”, ficando difícil manter os pés no chão nessa realidade, que chamamos de “aterramento”.
Cristais: quartzo cristal, ametista, diamante, selenita
Livros consultados:
101 Power Crystals the Ultimate Guide to Magical Crystals, Gems, and Stones for Healing and Transformation, Judy Hall
WTF is Tarot?, por Bakara Wintner
Leave a Reply