Jogar tarô não é para seres iluminados, bruxas, magos ou gurus elevados. É pra qualquer um. Mesmo. As cartas são uma ferramenta de autoconhecimento. De comunicação. Os desenhos das cartas vão despertar ideias, relações, representações, histórias, pensamentos que você pode ir articulando na explicação para cada uma das cartas.
Por isso, estudar o tarô pode ser útil para ampliar os significados das imagens. A seguir, 8 dicas e inspirações de conteúdos especiais que estiveram presentes na minha jornada de aprendizado. Vamos lá?
1. “Tarô, O Espelho da vida”, Mario Montano. Publicado em 1984.
O autor explica os arcanos maiores (as 22 primeiras cartas) no formato de uma história, envolvendo o leitor de uma forma interessante. Também tem explicações sobre os arcanos menores, as cartas de corte e alguns tipos de disposições para jogos. Trabalha com os arquétipos do tarô de Waite-Smith.
2. “WTF is tarot?”, Bakara Wintner. Publicado em 2017.
A autora faz uma explicação divertida, contemporânea e jovem sobre os mistérios das cartas de tarô, simplificando muito o entendimento. O legal é que ela usa pequenas histórias da sua vida em cada carta, tornando a explicação próxima da vida. Amo. Trabalha com os arquétipos do tarô de Waite-Smith.
3. “Jung e o Tarô, uma jornada arquetípica”, Sallie Nichols. Publicado em 1988.
Nesse livro, o foco são os arcanos maiores A autora traz inúmeras interpretações para as 22 primeiras cartas com digressões históricas e iconográficas. Também cita inúmeros orientalistas, filósofos e psicólogos, seguindo a linha do psiquiatra suíço Carl Jung (1875-1961). No final, aborda questões gerais sobre o tarô e a filosofia do tarólogo. Bem completo e profundo! Trabalha com os arquétipos do tarô de Marselha.
4. “O Caminho do Tarot”, Alejandro Jodorowsky e Marianne Costa. Publicado no Brasil em 2016.
Livro escrito por duas pessoas, sendo que Alejandro Jodorowsky é escritor, cineasta, psicólogo e outras coisitas mais. Contam diversas formas de ver as cartas de tarô, considerando que este é um ser. Abordam a numerologia das cartas, os arcanos maiores e menores e os primeiros passos para ler as cartas. Trabalham com os arquétipos do tarô de Marselha.
5. “Alquimia e Tarô”, Robert M. Place. Publicado no Brasil em 2016.
Esse livro é para quem quer entender as conexões históricas do tarô com alquimia e simbologia egípcia. Além de capítulos dedicados à história das cartas, o autor também as abre de acordo com uma perspectiva histórica e iconográfica. Muito interessante e confiável. Trabalha com os arquétipos do tarô de Marselha, apesar de envolver outras linhas de baralhos nas explicações.
Um dos sites mais “antigos” e completos que conheço sobre tarô no país. Além de diversos conteúdos, você pode acessar as explicações sobre os arcanos maiores e menores. Trabalham, no geral, com o tarô de Marselha.
7. Learn Tarot
Esse é meu material online preferido com explicações sobre as cartas e tem curso completo para ser realizado com base nas cartas do Waite-Smith. Infelizmente ele está em inglês, porém alguém incrível criou um blog com muitas traduções chamado Mundo Taro.
8. Biddy Tarot
O mais legal dessa taróloga, autora, midialivrista é que ela está constantemente criando conteúdos sobre o tarot. Além das explicações das cartas do Waite-Smith, se o seu inglês está com tudo, ela faz podcasts gratuitos no Spotfy e, eu já aprendi muito com ela.
Essas são minhas fontes preferidas de consultas, além dos outros livros que a princípio nada tem haver com o tarô mas que ao mesmo tempo tem tudo haver, como já falei sobre O Poder do Mito e O Homem, a Mulher e a Natureza. Eu quero muito ler ainda “O tarô e a viagem do herói”, de Hajo Banzhaf, que diz ser um clássico.
E você, tem outras referências que gosta muito? Me conta! Quero saber!
obs com estrelinhas. esse post tem o patrocínio dos amigos mais lindos que me emprestaram muitos livros ou encontraram preciosidades em sebos para mim.
Beijos numinosos,
Júlia
Leave a Reply